Como escolher um compressor de ar?

Com tantas opções, tamanhos e designs, pode ser difícil decidir qual compressor de ar é mais correto para as suas necessidades. Existem algumas orientações simples a seguir e perguntas gerais a se fazer ao escolher o compressor certo. Abaixo, você encontrará algumas informações úteis que podem orientá-lo no processo para que você tenha o compressor de ar perfeito para atender às suas necessidades.

Como você está usando o compressor?

Dependendo do trabalho que você faz e do tempo total diário de uso do compressor, você precisará de um compressor adequado à sua carga de trabalho. Você está usando suas ferramentas e equipamentos movidos a ar por apenas algumas horas ou os alimenta quase constantemente até o final do dia? Escolha um compressor que corresponda ao seu ciclo de trabalho para fornecer a quantidade correta de vazão e pressão ao longo do dia. Um compressor de pistão é excelente para trabalho intermitente, como uma garagem automotiva, onde um trabalhador pode usar ferramentas de ar apenas durante parte do dia. Aqui, um compressor de parafuso rotativo seria muito grande e não a escolha ideal. Compressores de parafuso rotativo são mais adequados para operações com maior demanda e para que possam funcionar continuamente.

Qual deve ser o tamanho do seu tanque?

O tamanho do tanque determina quanto ar pressurizado está disponível o tempo todo. Tanques maiores exigem que o compressor funcione menos para atender à pressão mínima necessária no sistema. Tanques menores funcionarão mais à medida que o ar for usado para reabastecer a quantidade de ar pressurizado disponível.

De quanta potência você precisa?

A potência de um motor é mais ou menos proporcional à vazão que o compressor é capaz de produzir. Geralmente, quanto maior a potência, mais ar comprimido ele pode produzir. Lembre-se de que a potência não é a melhor indicação de seus requisitos. Suas necessidades dimensionadas em vazão (medida em pcm por exemplo) e pressão (medida em bar por exemplo) devem ser o principal fator de decisão quanto ao compressor certo para você. À medida que a tecnologia melhora, as empresas de compressores desenvolvem maneiras de obter mais vazão por CV/HP de potência de motor. Portanto, se você estiver atualizando seu modelo para um compressor mais novo, certifique-se de adquiri-lo baseado no seu consumo de ar e pressão e não somente na potência do motor.

Quais são os seus requisitos de pressão?

Para saber quanto de pressão você precisa, determine os requisitos de pressão de suas maiores ferramentas ou equipamentos movidos a ar. Algo como um trocador de pneus pode consumir 150 psi, enquanto as ferramentas manuais podem exigir apenas 90-100 psi. Você precisará de um compressor que forneça a pressão para atender  a sua maior demanda. Equipamentos com necessidades de pressão mais altas podem exigir um compressor de dois ou vários estágios para aumentar a pressão.
Use reguladores para diminuir a pressão do ar para as ferramentas que não requerem pressão mais alta. Usar uma pressão muito alta quando não é necessário, pode danificar as ferramentas e desperdiçar eletricidade.

Onde você vai colocar o compressor?

Os compressores de ar requerem o fluxo de ar correto para garantir o resfriamento adequado. Os compressores não podem ser colocados em espaços muito fechados, pois isso reduz o fluxo de ar e resulta em problemas de superaquecimento e falha prematura. Sempre projete sua sala de compressor com o fluxo de ar em mente, de modo que o ar frio possa ser puxado para dentro do compressor e o ar quente expelido para fora da sala. Decida o espaço aberto disponível para corresponder ao tamanho e tipo do compressor. Lembre-se de reservar um espaço em volta do equipamento para movimentação, inspeção e manutenção do equipamento.

Se o compressor estiver do lado de fora, você precisará pensar em um abrigo ou alojamento adequado, uma vez que as adversidades climáticas podem causar danos ao equipamento.