Em termos conceituais, o compressor parafuso é um tipo de compressor de ar que se utiliza de um mecanismo de deslocamento positivo do tipo rotativo onde a compressão do ar é obtida através da redução do seu volume, de forma contínua.
É o tipo de compressor mais utilizado nas indústrias, pois fornece ar comprimido constantemente, são muito bem controlados, extremamente eficientes, confiáveis e silenciosos.
Existem versões com números diferentes de estágios, diversos processos de resfriamento, lubrificação e acionamento. O modelo mais comum é o compressor de parafuso giratório lubrificado com óleo e de estágio único, acionados por motores elétricos ou motores a diesel. Em determinadas aplicações, a versão isenta de óleo pode ser necessária.
As pressões atingidas pelos compressores variam, em geral, entre 6 bar e 40 bar, sendo a pressão de 7 bar tipicamente encontrada na maioria das aplicações.
É comum utilizá-lo para substituir o compressor de pistão, onde são necessários grandes volumes de ar de alta pressão, tanto para aplicações industriais ou para operar ferramentas pneumáticas de alta potência.
O compressor de parafuso comprime o ar através da unidade compressora ou elemento compressor, como também é chamado. Em um espaço formado entre dois parafusos rotativos opostos, eles formam juntamente com o ar circulante a carcaça da unidade, o acionamento do parafuso. Um compressor de parafuso funciona principalmente com dois sistemas: polia e correia ou acoplamento direto entre o motor e o elemento compressor.

Em um compressor de parafuso lubrificado o ar comprimido é resfriado com um líquido refrigerante na câmara de compressão entre os parafusos. O refrigerante, geralmente óleo, circula em um sistema fechado entre (1) reservatório de líquido, resfriadores (2) unidades de parafuso (3) e misturados com o ar antes da compressão. A temperatura de funcionamento do compressor é mantida em torno de 80ºC independentemente da carga e pressão.
Imediatamente após a compressão, o refrigerante é separado do ar comprimido no separador de óleo (4). O ar comprimido passa pelo resfriador posterior (5) e depois para o reservatório de ar.

O compressor de parafuso seco ou “isento de óleo” comprime o ar sem resfriar a câmara de compressão. A temperatura de operação do compressor, portanto, aumenta até cerca de 200ºC mesmo a uma pressão de operação baixa.
Para pressão de ar industrial mais comum (07 bar), o compressor isento de óleo deve, portanto, comprimir o ar em dois estágios e resfriar o ar comprimido entre os estágios de compressão.

Está com dúvidas? Entre em contato com nossos especialistas em ar comprimido.